quinta-feira, 7 de junho de 2012

Grupo Teatro Novo recebe prêmio no Rio de Janeiro

O Grupo Teatro Novo, formado em grande parte por atores com síndrome de Down, é um dos cinco vencedores do Prêmio Rio Sociocultural. O anúncio aconteceu durante cerimônia realizada na última semana no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
A premiação, criada pela Secretaria de Cultura para valorizar e divulgar iniciativas de inclusão social, recebeu mais de trezentas inscrições de todo o estado. Entre os finalistas, o Teatro Novo foi o único projeto a trabalhar pela inclusão de pessoas com deficiência.
Descendente de um grupo de teatro da Apae de Niterói, o Teatro Novo desenvolve uma oficina de teatro e espetáculos para estimular a formação de uma nova consciência a respeito da síndrome de Down. Após as apresentações, são realizados debates com a plateia para provocar discussões sobre o papel das pessoas com a trissomia na sociedade.
Os atores do projeto têm papel ativo no desenvolvimento das peças e criam textos com temas de seu cotidiano, como o relacionamento com a família e a sexualidade. Para Rubens Emerick, diretor do grupo, a premiação “traz visibilidade ao trabalho do grupo e mostra que o teatro feito por pessoas com deficiência intelectual tem muita qualidade”.