ESPORTE, LAZER E CULTURA


Monica & David: Documentário com Downs vence Festival de Tribeca em NY

O filme Monica & David, do cineasta americano de origem cubana Alexandra Codina, venceu o prêmio de melhor documentário do famoso Festival de Tribeca, que aconteceu em Nova York. O longa retrata a vida de um casal norte-americano apaixonado e com Síndrome de Down que prepara seu casamento.



Jovens autores com deficiência intelectual
O protagonismo de jovens com Sindrome de Down pode ser conferido no encerramento do Seminário Internacional em comemoração aos 30 anos do Ano Internacional da Pessoa Deficiente. Jovens autores com deficiência intelectual autografaram livro que mostra suas potencialidades.


Lançado no dia 19 de novembro, o livro "Mude Seu Falar que Eu Mudo Meu Ouvir" teve seu texto elaborado por pessoas com Síndrome de Down e visa mostrar para os leitores um pouco mais sobre esse tipo de deficiência. A cerimônia de lançamento aconteceu durante o último dia do Seminário Internacional: Celebrando os 30 anos do AIPD (Ano Internacional das Pessoas Deficientes), em São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O livro conta com sete autores, mais a Associação Carpe Diem. São eles: Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Arruda Leone e Thiago Rodrigues. Os autores estiveram no evento de lançamento, autografando os livros.
O objetivo principal do livro, que foi feito de forma criativa e participativa, é servir como base para a concretização da mudança na forma de pensar e ver a deficiência intelectual. É o primeiro livro sobre acessibilidade, escrito por pessoas com deficiência intelectual.
O direito a acessibilidade que os autores buscam tem um sólido respaldo na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil como emenda constitucional, pelo Decreto Legislativo 186/2008 e Decreto Executivo 6.949/09.

SERVIÇO

Mude seu falar que eu mudo meu ouvirum livro escrito por pessoas com deficiência intelectual
Autores:  Associação Carpe Diem, Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Arruda Leone, Thiago Rodrigues

O livro pode ser adquirido diretamente com a instituição Carpe Diem: (11) 5093.1888

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/


Colegas, o Filme

Sinopse 
Breno Viola, Ariel Goldemberg e Rita Pokk 
Trio vai dar o que falar: o judoca carioca Breno Viola com o casal de atores Ariel Goldemberg & Rita Pokk
Colegas é um filme que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através dos olhos de três jovens com síndrome de Down. São eles: Stalone, Aninha e Márcio, colegas que se comunicam basicamente através de frases célebres de cinema, resultado dos anos em que trabalharam na videoteca do Instituto Madre Tereza, local onde vivem.
Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir no carro velho do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões e aventuras como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

 
Lima Duarte, personagem que narra o filme, conversa com o diretor Marcelo Galvão durante ensaio (detalhe na blogueira fotografando).
Fonte: http://colegasofilme.wordpress